x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 26

Simples sublimite

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 horas Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 18:07

boa tarde prezados vejam se pode me ajudar eu trabalhei em Cuiabá MT e hoje to no interior de MT, aqui na cidade só tem um escritório por isso essa duvida aqui oh,  se tiver alguém de MT que puder ajudar agradeço.

uma empresa procurou o escritório onde trabalho para prestarmos serviços a partir desse mês 05/2026, pq o escritório que presta serviço pra ele é em outra cidade  tbem aqui no interior, veja o que ocorreu em 2022 o faturamento dele foi de R$ 3.929.428,12  e ultrapassou o sublimite estadual ne, ai  e em 2023 ele recolheu ICMS fora do PGDAS, no DAR, E tambem dentro do PGDAS, ou seja ele recolheu duas vezes o ICMS,   em 2023 faturou no ano R$ 3.059.985,46 e continuou a recolher ICMS por fora do PGDAS, e dentro do PGDAS ou seja recolheu duas x também,   em 2024 ele faturou R$ 2.600.731,77 e continuou recolhendo ICMS por fora, e por dentro,   em 2025 faturou R$ 2.670.082,30 e também recolheu ICMS por fora, e por dentro,  agora em 2026 de janeiro ate o mês 4 o contador antigo ainda continuou apurando o ICMS por fora no DAR, e por dentro do PGDAS.  o que eu devo fazer continuo apurando por fora esse ICMS,  e excluo do pgdas para nao pagar duas x,  e a questão desses valores pagos duas x posso pedir restituição?  e se esse ano ele fatura menos que os 3600 milhões em janeiro de 2027 eu faço somente apuração dento do pgdas... essa minha duvida é pq quando trabalhei em Cuiabá teve uma empresa que passou o sublimite em 2022, ai em 2023 pagou por fora o icms,  quando foi em 2024 o contador pediu para retornar o pagamento do icms dentro do pgdas pq em 2023 ele faturou menos que 3600 milhoes. se nao me engano isso foi feito em janeiro de 2024.  ainda é dessa maneira.. eu pedi uma ajuda no escritorio que trabalhei mas nao consegui pq era uma sociedade que foi dissolvida e o pessoal ano quiz nem me da um norte.........agradeço

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 horas Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 18:41

Geovany, boa tarde. Pelos faturamentos citados, somente 2023 deveria ter apurado e recolhido o ICMS por fora do PGDAS.
Referente ao ano de 2026, aconselho parar de apurar e recolher por fora. Faça a solicitação de restituição ou crédito do ICMS pago de janeiro a abril diretamente na secretaria de fazenda.
Obs.: só confirma se realmente esse faturamento é real. Pois tem empresa que omite recebimentos e acabam não sendo declarados no PGDAS.

Natanael Braz
Contador -
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade